A declaração do IRPF é feita anualmente por diversos contribuintes no Brasil. Algumas pessoas são isentas, não necessitando declarar.
Para saber se a pessoa é obrigada a declarar, alguns pontos devem ser analisados, como:
Caso a pessoa responda sim para qualquer uma das situações acima, será necessário preparar a documentação para a declaração. Mas, o que não fazer na hora de declarar?
Na hora de declarar, tenha todos os documentos necessários. É importante lembrar que a relação de documentos pode variar de pessoa para pessoa e, ter tudo isso em mãos pode ser custoso. Caso você não consiga se atentar, o melhor é procurar uma contabilidade para orientá-lo.
A frase que diz “é melhor pecar pelo excesso do que pela falta” faz muito sentido quando devemos declarar à Receita. É importante sempre informar os bens (carro, casa, etc.), contas bancárias, entre outros. Alguns documentos são disponibilizados pelo próprio banco, como o Informe de Rendimentos.
Se durante o ano passado você fez alguma compra ou vendeu algum bem, é bom declarar, especialmente se vendeu, pois o que interessa à Receita é se você está pagando o imposto atribuído a essa venda. Nos itens de quem deve declarar, constam os valores e o mínimo. Fique atento.
O patrimônio deve ser compatível com a renda. Um bom exemplo é quando se recebe uma herança e não declara o valor; caso sua renda seja discrepante com o valor recebido, a Receita Federal pode notificar para a prestação de esclarecimentos ou para que seja feita a notificação.
Evite esses contratempos; a Aro Contabilidade pode auxiliá-lo no seu informe. Entre em contato através do nosso site ou ligue na unidade mais próxima de você.